500 ESBOÇOS DE MENSAGENS BIBLICAS OBJETIVAS. GRATIS

Compartilhe os Esboços de Mensagens Bíblicas Objetivas que a nosso Equipe Novas de Paz no Brasil vai postar com a autorização do Escritor e Conferencista Ércio Miranda.

Vamos começar pela ordem decrescente todos os E.M.B.O 

ADQUIRA A MENSAGEM COMPLETA EM LIVRO DIGITAL FORMATO PDF POR APENAS R$ 5,99

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 467
Postagem do dia 16/05/2019

Tema: O retrocesso da flecha do Arqueiro
TEXTO: Salmos 127: 4-5, parte "a".

"Como flechas na mão de um homem valente, assim são os filhos da mocidade. Bem aventurado o homem que enche deles a sua aljava."

INTRODUÇÃO: Originariamente, o Salmo 127 é pregado para as famílias, sendo um texto muito comentado em cultos determinados "Cultos de Família". Mas hoje nós temos uma novidade e trataremos o assunto de uma maneira bem diferente:

"Eu sou uma flecha e pretendo alcançar o alvo para o qual eu fui lançado"

I. O FILHO, A FLECHA

A Bíblia diz que os filhos da mocidade são como flecha na mão do valente ou na mão do arqueiro, conforme a versão. Então, como os filhos são utilizados? Como fica a dinâmica do texto lido?
Sobre nós, as flechas, falaremos posteriormente. As flechas não são arremessadas sozinhas.  Para isso são necessários:

Um Arqueiro;
Um Arco;
Um Alvo;
Uma Aljava.
Vejamos então cada Componente:

II. O ARQUEIRO:

O arqueiro é comparado, em primeiro raciocínio aos pais e também pode ser comparado aos líderes (Conselheiros, líderes de departamento, Pastores).
Antigamente, o arco e a flecha era uma das principais armas de guerra, utilizada de forma obrigatória. Bons arqueiros no exército era sinal de grandes chances de vitória em uma guerra. O arqueiro ou valente era uma pessoa altamente treinada, condicionada especialmente para desempenhar tal função. Afinal, um arco e uma flecha sem arqueiro nenhum efeito tem.

Como dito anteriormente, o arqueiro pode ser o líder, pois os seus liderados dependem de comando para poderem desempenhar as suas atividades. O liderado ( no caso: nós, os jovens) só deve agir ao comando do líder do presidente da mocidade, do conselheiro (se houver nas igrejas) ou do pastor que pode comparar as suas ovelhas como filhas, devido à responsabilidade que pesa sobre os seus ombros.

O Arqueiro precisa ter o domínio do arco que utiliza e conhecer as flechas que estão sendo utilizadas. O mau uso da arma pode trazer consequências desastrosas, fatais.

III. O ARCO

" O Arco é uma arma elástica que consiste em uma haste de madeira, aço, laminados ou outro material flexível cujas extremidades estão ligadas por uma corda que quando refisada e solta arremessa a flecha"

Desse conceito, podemos apontar algumas características:

ü O Arco é uma ferramenta flexível;
ü O Arco é uma ferramenta de propulsão;
ü Sem o arco é praticamente impossível utilizar a flecha da maneira adequada;
ü O arco não pode ser maior do que o arqueiro e sua envergadura;
ü O arco deve ser selecionado de acordo com a flecha a ser utilizada;
ü O arco, dentre vários acessórios, tem um chamado mira.
ü Ao que o arco pode ser comparado?

ü O Arco pode ser comparado a como estamos encaminhando os nossos jovens, filhos (eu ainda não tenho... [risos]), liderados, as flechas.
ü Podemos entender então que precisamos ter flexibilidade em certos momentos, que você que é pai, líder tem em mãos o que precisa para impulsionar o seu filho, jovem, liderado. Não podemos utilizar recursos que estão fora do nosso alcance ou entendimento. Devemos utilizar estratégias diferentes conforme a pessoa e principalmente: o filho deve ser criado com VISÃO.

IV. O ALVO

O Alvo é o local determinado o qual a flecha deverá atingir. Não é necessário falar muito para dizer que o alvo é Jesus, a Obra do Senhor, e o objetivo? Combater o inimigo de nossas almas. No entanto, devemos observar que cada pessoa tem uma habilidade, dons específicos.

Então:

O alvo tem que ser possível: Não se pode mirar um alvo inatingível, seja pela sua distância demasiadamente excessiva ou pela impossibilidade literal de se arcertar o alvo. O projeto tem que ser viável, e sempre pensado de modo sensato e sábio.
O arqueiro tem que ter força suficiente para fazer com que a flecha atinja o alvo: Pai, Líder, o empenho de vocês é fundamental para que o jovem alcance a meta proposta por vocês.
E necessário uma boa mira. A eficiência no tiro é fundamental para que não haja desperdício das flechas...
A ALJAVA

A bíblia diz: " Bem aventurado o homem que enche deles a sua aljava". A Aljava é uma tipo de bolsa, onde as flechas eram armazenadas para ser utilizadas pelo arqueiro, enquanto ele estava em guerra ou praticando. Um guerreiro sem aljava pode ser comparado a um policial nos dias de hoje, sem munição. Ou seja, sem a aljava estava em maus lencóis. Na aljava as flechas ficam reunidas, sempre à disposição do arqueiro. Estar na aljava é sinal de estar pronto para ser utilizado...

 V. A FLECHA

Agora chegou a nossa vez.

A flecha é instrumento de alcance do alvo. Mas a flecha tem alguns requisitos para ser usada:

Não pode estar empenada;
Não pode ser pesada;
Tem um diâmetro e cumprimento exatos;
Tem que estar à disposição.
A flecha é preparada com cuidado, perícia. pois é um instrumento que não pode ser fabricado com erros. De acordo com o material utilizado na fabricação da flecha, ela precisa de certos cuidados (armazenamento, proteção, etc) enquanto ela não é utilizada, para que não haja deterioração, destruição e posterior perca, desperdício.


Hoje, todos nós somos flechas. Alguns de nós já fomos lançados. Outros estão sendo preparados. Outros estão a disposição, prontos para serem lançados. Mas infelizmente poderem haver flechas perdidas, por várias situações. Mas é tempo também de entrar na cesta de flechas, recuperar a utilidade, estar novamente pronto para ser utilizado, por Deus. Digo assim porque a bíblia diz também que Deus é HOMEM DE GUERRA (Êxodo 15.3). Você é filho de Deus. E se os filhos são como flechas na mão do valente: Meu amado, minha amada, você é capaz de fazer muita diferença na mão de Deus. Ser instrumento de poder na mão do Senhor contra o inimigo, cumprir o propósito determinado pelo Senhor. Estar na Aljava do Senhor para ser usado e atingir o alvo proposto por Deus para a sua vida!

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 468
Postagem do dia 11/04/2019

Titulo: Panos no chão e o lenço dobrado
Texto: João 20:7
INTRODUÇÃO: O detalhe do lenço ou guardanapo dobrado é encontrado no relato da ressurreição de Jesus em João 20:7, 'e que o lenço, que estivera sobre a cabeça, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte' (KJV). Diferentes traduções respeitadas da Bíblia lidam com este verso de maneira diferente. Três deles traduzem o verso com a palavra guardanapo (KJV, AS, RSV). Outros traduzem-lo com "mortalha" (NVI), "lenço" (NVI), ou "pano da face" (NVI). A palavra grega é saudarion, que vem de uma palavra latina para "suor." Pode se referir a uma toalha para limpar o suor da sua face. É usado no grego para denotar uma toalha ou pano, mas não especificamente um guardanapo ou lenço de mesa.
A outra palavra chave é dobrada. O lenço funerário ou o guardanapo estavam dobrados no túmulo? Duas das traduções usam a palavra dobrada (NIV, NKJV). Outros traduzem a palavra como "enrolada" (NASB, ASV, RSV) ou "cilintrada" (KJV). A palavra grega é entulisso, que é uma palavra que pode significar "torcer" ou "entrelaçam". O fato é que não há nenhum acordo que era um lenço de mesa ou guardanapo de mesa e nenhum acordo que foi cuidadosamente dobrado de forma significativa. O significado primário de João 20:7 é que o tecido, que foi colocado sobre a cabeça de Jesus ou o rosto no sepultamento, foi separado do resto de suas vestes funerárias. O significado disso, se houver algum, é desconhecido.
Há rumores de que dobrar o guardanapo na mesa é um costume judeu que significa que a pessoa que dobra o guardanapo pretende retornar. Atém se conta a história de que no costume judaico antigo, os nobres que tinha servos costumavam jogar o lenço na mesa de qualquer modo ao terminarem as refeições. Mas se tivesse dobrado, isto significaria que ele iria voltar. Numerosas fontes de estudo da Bíblia, dos pais da igreja e das fontes judaicas foram verificadas, mas não há nada sobre este costume judaico dos guardanapos dobrados. As únicas referências a esta história parecem ser de postagens na Internet e e-mails que parecem ter se originado em 2007.
Muitos comentaristas e autores da Bíblia usaram essa ilustração criativa para fazer uma aplicação específica à ressurreição e retorno de Jesus Cristo. A verdade é que os lenços ou guardanapos de mesa, como os que usamos hoje, não eram usados ​​nos dias de Jesus. Os judeus faziam uma lavagem das mãos antes das refeições como parte do ritual de comer. Lavar as mãos antes de uma refeição é obrigatório de acordo com a tradição rabínica, mas depois de lavar as mãos, as pessoas as secavam com um pano? Obviamente, mas não há fonte rabínica que discuta como as mãos faziam depois de lavá-las. O dobramento do lenço como um sinal de que um convidado para o jantar foi terminado pode ser bom costume europeu, mas parece que este costume era desconhecido na terra de Israel, no tempo de Jesus.
Outra opção para o "Lenço Dobrado", o Talit
A palavra mais adequada para o tecido utilizado para cobrir o corpo de Jesus poderia ser o Talit, o Xale de Oração que é utilizado até o dia de hoje pelos judeus em todo Mundo.
Além disso, até o dia de hoje, quando um judeus ortodoxo é sepultado, ele é envolto em panos conforme descrito a seguir:
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados, e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
João 20:6–7
Se for assim, a ilustração mais apropriada pode ser sobre o uso do Talit e o Talit dobrado ao lado dos panos que haviam envolvidos o corpo do Mestre Jesus.
Na tradição judaica antiga era considerado permitido o uso de um objeto que pertence a outra pessoa com a finalidade de cumprir um mandamento. A primeira vez que isto foi posto em escrito foi no Shulchan Aruch que foi escrito no século XVI, baseado em textos da Gemara e da Mishnah que é fazer uso, sendo que o Talit deve ser encontrado dobrado. Pois se não estivesse dobrado, de fato e dono ainda está presente no local, mas se dobrado, é que saiu e voltará.Além disso, no Shulchan Aruch recomenda-se que o Talit seja colocado exatamente como foi encontrado, para que o dono possa voltar e utilizá-lo. Porém, é importante salientar, que de acordo com grego, não há como afirmar que se tratava de um Talit, mas pode ser um pano, um lenço ou até mesmo, realmente um Talit.
A Mishná e a Gemara foram escritas por volta do Século II, e como fontes desta tradição judaica, estão muito mais próximas da tradição européia do uso de guardanapos ou lenços usados na mesa.
O mais importante mesmo é que entendemos que algo tremendo e sobrenatural ocorreu naquele dia em Jerusalém, e que Yeshua com certeza voltará, da mesma forma que se foi. Não será um lenço ou um manto de oração dobrado que fará diferença para aqueles que crêem.
Que Adonai nos livre dos contos que só servem para enganar o seu Povo, e nos faça buscar somente em sua Palavra o verdadeiro alimento espiritual!

Desde Sião.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!



MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 469
Postagem do dia 19/11/2016
Titulo: Itai, o geteu, um exemplo de amizade e fidelidade
Texto: 2 Sm 15. 17-21
INTRODUÇÃO: Quem era Itai, o giteu?
Era um filisteu de Gate, guerreiro de Davi, provavelmente eles devem ter se conhecido na caverna de Adulão, período em que o Rei Davi fugia da presença de Saul.
Compreendendo a história
Após furtar o coração de parte do povo de Israel (2Sm 15.6), Absalão havia usurpado o trono de Davi seu pai, sendo assim era certo que todos aqueles que apoiassem a Davi correriam risco de vida, tanto que Davi e seus servos tiveram que fugir de Jerusalém. (2Sm 15.14).
No meio da fuga, Davi percebe a presença de Itai ,o giteu, e seus homens (600) eles eram estrangeiros exilados da Filistía, sendo assim o rei suplicou para que Itai e seus companheiros não fossem com ele, mas ficassem em Jerusalém , pois sendo eles estrangeiros não corriam risco de vida, e poderiam terem as suas vidas poupadas por Absalão.
Mas Itai recusa a proposta do Rei, e jura lealdade ainda que tivesse que pagar com a própria vida, aquela declaração comove o Rei, que permite que Itai e seus companheiros pudessem o acompanhar.
O que podemos aprender com Itai, o geteu?
Ele foi leal ao verdadeiro Rei.
O verdadeiro cristão é leal em todo tempo, independentemente da situação ele permanece fiel, podem vir às lutas e as provas, a sua lealdade permanece intacta.
Ele não se separou do Rei.
Ele poderia muito bem permanecer leal ao Rei, mas se separar do rei, poderia junto com a sua tropa fugir para outras bandas.
O verdadeiro cristão ele não se separa do seu Senhor,
·          Ele não deixa de congregar.
·          Ele não deixa de participar dos trabalhos da igreja.
·          Ele não deixa de participar da santa ceia.
·         Ele está ao lado de Cristo o tempo todo.

Ele levou a sua família.
Ele poderia permanecer com o rei, mas enviar a sua família para outras bandas afim de protegê-los de Absalão.
·         O verdadeiro cristão incentiva a sua família a permanecerem com rei (Jesus).
·         O verdadeiro cristão não divide a sua família. (o marido congrega em uma Igreja e a mulher com o filho em outra)

Ele renunciou coisas por causa do Rei
·         Ele renunciou a paz temporária que teria em Jerusalém.
Devemos recusar a paz temporária que o mundo oferece, a verdadeira paz está com o Rei Jesus Cristo.
·         Ele renunciou o conforto que tinha em sua casa.
Devemos recusar as ilusões e os prazeres que o mundo oferece, o verdadeiro prazer está em servir ao Rei Jesus Cristo.
·         Ele estava disposto a renunciar a própria vida se possível.
Sim, se necessário, devemos renunciar até mesmo a nossa vida, pois as coisas vis deste mundo não se compara com o que está reservados para nós.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 470
Postagem do dia 15/11/2016
ADQUIRIRÁ A MENSAGEM COMPLETA EM LIVRO DIGITAL FORMATO PDF POR APENAS R$ 5,99
TEMA: POÇO VAZIO, CALABOUÇO COM LAMA E COVA CHEIA.
INTRODUÇÃO 
Muitas vezes, quando atravessa as adversidades nesta vida, o crente se vê como o profeta Daniel, na cova dos leões. Mas se ele confiar em Deus será vitorioso. A cova dos leões não é para nos matar, mas sim para experimentarmos o grande livramento de Deus.
Existem 3 fases do poço:
1ª. Poço vazio – José 37.24
. Calabouço com Lama – Jeremias 38:1-13
3ª. Cova Cheia de leões - Daniel 6.16-23 (cheio de leões)
Jeremias estava na 2ª. fase do poço. É o que fazem com quem fala a verdade, profetiza da parte de Deus e é fiel à Deus. Jogam-no dentro de um poço! Poço este, cheio de ódio, de amargura, de mágoas, de tristeza, de maldades, de calúnias, de contendas, de disse-me-disse…Jogaram Jeremias no poço e como já não bastasse ainda fizeram questão que estivesse com lama.
A lama tipifica as frustrações, a inveja alheia, a covardia, a incredulidade, a surdez espiritual, a cegueira espiritual, a arrogância, a soberba.
Mas Deus ouviu a voz do profeta dentro daquele poço, ainda que sem forças para pronunciar palavras com a sua boca, Deus ouvia o seu coração. Deus então enviou até aquele poço um homem chamado Ebede-Meleque.


Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

                       MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 471

Postagem do dia 05/10/2016

TEMA. O CAMINHO DO JUSTOTEXTO: SALMO 1

Introdução: Este salmo é considerado o prefácio dos salmos, pois apresenta o conteúdo de todo o livro. É desejo do salmista ensinar-nos o caminho para a bem-aventurança e avisar-nos sobre a destruição certa dos pecadores. Este, portanto, é o assunto do primeiro salmo, que em certos respeitos pode ser visto como o texto sobre o qual o todo dos salmos compõe um sermão divino.
DIVISÃO
Este salmo consiste de duas partes: na primeira (do versículo 1 ao versículo 3), Davi expõe em que consiste a felicidade e a bem-aventurança de um homem piedoso, quais são os seus procedimentos e quais as bênçãos que receberá do Senhor. Na segunda parte (do versículo 4 ao final), ele contrasta o estado e o caráter daqueles que não têm Deus, revela o futuro, e descreve, em linguagem impressionante, seu destino final.
DICAS PARA O PREGADOR
VERS. 1. Pode fornecer um texto ótimo sobre "O progresso no pecado", ou "A pureza do cristão", ou "A bem-aventurança dos justos". Sobre este último, fale do crente como abençoado:
1. Por Deus,
2. Em Cristo;
3. Com todas as bênçãos;
4. Em todas as circunstâncias;
5. Através do tempo e da eternidade;
6. Até o mais alto grau.
VERS. 1. Ensina uma pessoa piedosa a precaver-se (1) das opiniões, (2) da vida prática e (3) da companhia de pecadores. Mostre como a meditação sobre a Palavra nos ajudará a manter distância desses três males.
A natureza insinuante e progressiva do pecado (J. Morrison).
VERS. 1. Relaciona-se com o salmo inteiro. A grande diferença entre os justos e os ímpios.
VERS. 2. A palavra de Deus.
1. A satisfação que proporciona ao crente.
2. O conhecimento da Palavra que o crente ganha.
Aspiramos estar na companhia daqueles que amamos.
VERS. 2.
1. O que se entende por "a lei do Senhor".
2. O que há nessa lei que pode ser um deleite para o crente.
3. Como ele mostra esse deleite, como pensa nela, passa a lê-la mais, a falar dela, a obedecê-la e a não se deleitar no mal?
VERS. 2. (última cláusula). Os benefícios, as ajudas e os empecilhos da meditação.
VERS. 3. "A árvore frutífera":
1. Onde cresce?
2. Como chegou lá?
3. Quanto produz?
4. Como ser igual a ela?
VERS. 3. "Plantada à beira de águas correntes".
1. A origem da vida cristã, "plantada".
2. Os riachos que a sustentam.
3. O fruto que se espera dela.
VERS. 3. A influência da religião sobre a prosperidade (Blair).
A natureza, as causas, os sinais e os resultados da verdadeira prosperidade.
"Frutos no tempo certo"; virtudes a serem mostradas em certos tempos: paciência na aflição; gratidão na prosperidade; zelo na oportunidade.
"Suas folhas não murcham": a bênção de manter um testemunho que não murcha.
VERS. 3, 4: (título sugestivo) "A palha espalhada pelo vento" (Sermão de Spurgeon). O pecado provoca contradição em cima de cada bênção.
VERS. 5. A condenação dupla do pecador.
1. Condenado no tribunal de justiça.
2. Separado dos santos.
A racionalidade dessas penas, portanto, e como escapar delas.
"A comunidade dos justos" vista como sendo a igreja do unigênito acima. Isso pode fornecer um assunto nobre.
VERS. 6: (primeira frase). Um doce incentivo para o povo experimentado de Deus. O conhecimento aqui significava:
1. seu caráter: um conhecimento de observação e aprovação.
2. sua fonte: vem pela onisciência e pelo amor infinito.
3. seus resultados: sustento, livramento, aceitação e, por fim, glória.
VERS. 6. (última cláusula). O caminho do prazer, do orgulho, da descrença, da blasfêmia, da perseguição, da procrastinação, da auto-ilusão. chegará ao fim.



Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


TEMA: A orelha direita de Malco.
TEXTO: Lucas 22:50-51
50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. 51 E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.
João 18:10
10 Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

  •  Jesus esta no Getsêmani orando
  • Em uma noite fria e de angustia
  • De repente na madrugada surge o seu traidor, Judas e oficiais do sumo sacerdotes e fariseus.
  • Ele foram prender Jesus e de repente algo acontece.
  • Pedro corta a orelha do servo do sumo sacerdote, Malco.

1.                O QUE ERA O SERVO DE UM SUMO SACERDOTE:

2.                Eram aqueles que almejavam um dia ser sacerdotes, Dedicavam sua vida de 5 à 8 ,anos ao estudo da Toráh, Se dedicavam ao trabalho no Templo (12 em 12 horas colocando lenha no altar para o fogo não apagar; etc…),
3.                No fim de seu estágio, quando faltava 1 ano para ser consagrado ao Sacerdócio, se tornava SERVO DO SUMO-SACERDOTE.
4.                Acompanhava o sumo-sacerdote o tempo inteiro, na condição não só de aprendiz (discípulo), mas de servo.
5.                Um grande equivoco que muitos cometem, é dize que Pedro cortou a orelha do soldado.

A Bíblia não diz que Malco era um Soldado; os quatro Evangelhos dizem que Malco era “SERVO DO SUMO-SACERDOTE” (Mt.26:51 ; Mc.14:47 ; Lc.22:50; Jo.18:10).

Etimologia: MALCO - Ou Malchus, é a forma helênica do hebraico Meleque, que significa “rei”. Na Bíblia ele é identificado por João como aquele servo do Sumo Sacerdote Caifás que lidera a legião de soldados romanos para prender Jesus.

6.                O Sumo Sacerdote tinha, em geral, quatro grupos de servos:


Os chamados de chefes dos sacerdotes. O Comandante do Templo, responsável pelo culto e pelo policiamento no santuário e que substitui o Sumo Sacerdote em caso de necessidade;
ü Os chefes das 24 secções semanais;
ü Os sete vigilantes do templo
ü E os três tesoureiros.. 

7.                O servo de um sumo sacerdote poderia substituí-lo quando necessário.
8.                Para isso Ele era sabatinado pelo sinédrio lei.
9.                Ele precisava preencher os requisitos exigidos pela lei:
10.          Entre esses requisitos estava o da perfeição no corpo.

Levítico 21:17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
Levítico 21:21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. 

Não podia ter nada deformado em seu corpo, ou defeito físico.

9. Malco preparou-se a vida inteira para ser um dia um sumo sacerdote.

II. QUEM ERA O SUMO SACERDOTE DA ÉPOCA:
1.    O Sumo Sacerdote da época de Jesus não era, como no Antigo Testamento, um homem escolhido por Deus.
2.    Nessa época, o Sumo Sacerdote era escolhido ou indicado por Herodes, a fim de que o mesmo atendesse aos interesses de Roma, sempre que se tornasse necessário.
3.    O NOME DELE ERA CAIFAS.

III. MALCO ESTAVA NO LADO ERRADO PENSANDO QUE ESTAVA CERTO.
1.      Ainda que estivesse a serviço da maldade do sacerdócio;
2.      Ainda que sua motivação naquele momento fosse a pior possível;
3.      Ainda que seu coração tivesse se corrompido levando-o a aceitar esta baixa condição de executar missões reprováveis em nome do Sumo Sacerdote,
4.      Malco, todavia acreditava estar a serviço da Obra de Deus.
5.      Ele havia dedicado toda a sua vida em função deste sonho, o de ser um sacerdote.
6.      Na verdade, Malco era um homem que se achava na multidão errada, defendendo a causa errada, envolvendo-se com pessoas erradas.

IV. E QUANDO A ORELHA FOI CORTADA:
1.    Pedro puxa uma espada.
2.    Ele corta a orelha de Malco.
3.    Malco perda uma das partes mais importantes nos requisitos para realizar o seu sonho “a orelha”
4.    Ele precisava daquela orelha.
5.    A Bíblia faz questão de mencionar que a orelha era a DIREITA (Jo 18.10).
6.    Nas Leis Cerimoniais estava expresso que todas as vezes que o sacrifício se iniciasse, era necessário que o sacerdote fosse ungido antes de se apresentar perante o altar do Senhor. As partes do corpo do sacerdote que deveriam ser ungidas eram:
O dedo polegar da mão direita, indicando a positividade do sacerdote em cumprir toda a lei.
O dedo do polegar do pé direito, indicando que os pés deste sacerdote andariam apenas nos caminhos do Senhor.


A ponta da orelha direita. indicando que o sacerdote ouviria apenas a voz do seu Deus.
Levítico 14:14 - E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito. 
7.                Na consagração do sacerdote o sangue era passado na ponta da orelha direita, e dos polegares direitos dos pés e das mãos.
A importância da orelha direita, esta em êxodo 29:20 “…e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor.”
8.                Malco vê naquele momento todos os seus sonhos caídos ao chão.
ORELHA DIREITA = Sacerdócio. Seria impossível exercer o sacerdócio sem a orelha direita.
Sacerdócio Universal do Crente: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”. (Romanos 10:17)
QUEM CORTOU? Pedro = andava com Jesus, mas ainda não havia se definido (Lc.22:32).
SALVAÇÃO SEM TRANSFORMAÇÃO, SEM NOVA FORMA DE VIDA = Simboliza a Religião

Ø Pedro teve duas fazes distintas em sua vida:

1ª antes da morte e ressurreição de Jesus, onde ele ainda não havia se convertido.
2ª após a ressurreição de Jesus onde ele havia verdadeiramente se convertido.

V. O ULTIMO MILAGRE DO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS.

1.    O ultimo milagre foi restaurar um sonho.
2.    Enquanto o sangue escorrer e Malco abaixado passando a mão no chão cassando sua orelha.
3.    No escuro da noite fria.
4.    Ele estar desesperando com uma das mãos a cabeça e o sangue escorrendo.
5.    A outra mão cassando a orelha no chão.
6.    A dor terrível pelo corte.
7.    Mas o que mais doía era o sonho que acabou.
8.    E agora tudo que eu fiz e me preparei acabou.
9.    Cerca de um ou três minutos de desespero.
10.             Jesus se abaixa pega a orelha e coloca no lugar.
1 1.                      “Não importa o tamanho do milagre, o que importa é o tamanho do impacto causado por ele”.
1  2.                      O sonho voltou, e Malco esta maravilhado com esse homem.
1  3.                      Quem é esse homem que restaura sonhos.
1  4.      O homem que levanta novamente o sonho de um ministério.
1  5.  Malco nunca mais foi o mesmo, seus sonhos não acabaram ali.

Conclusão:
Jesus é o restaurador de sonhos. Quem sabe você perdeu a orelha (sonho) e você desistiu de lutar por eles. O nosso Deus é poderoso para fazer muito mais. Confie nEle e espera nEle. Seja ministério ou qualquer área da tua vida, Jesus pode mudar todas as circunstâncias.


Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 473

Postagem 11/05/2014

TEMA: ALIMENTANDO AS OVELHAS OU DIVERTINDO OS BODES?

TEXTO: Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.


INTRODUÇÃO: Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixará de perceber. Durante as últimas décadas, esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento, até que toda a massa fique levedada. O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo. A igreja abandonou a pregação ousada, como a dos puritanos; em seguida, ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte, começou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de ganhar as multidões.

 I. MINHA PRIMEIRA CONTENÇÃO É ESTA:

As Escrituras não afirmam, em nenhuma de suas passagens, que prover entretenimento para as pessoas é uma função da igreja. Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor Jesus não falou sobre ela? “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15) — isso é bastante claro. Se Ele tivesse acrescentado: “E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do evangelho”, assim teria acontecido. No entanto, tais palavras não se encontram na Bíblia. Sequer ocorreram à mente do Senhor Jesus. E mais: “Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Ef 4.11). Onde aparecem nesse versículo os que providenciariam entretenimento? O Espírito Santo silenciou a respeito deles. Os profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque recusavam-se a fazê-lo? Os concertos de música não têm um rol de mártires.

Novamente, prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e de seus apóstolos. Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo? “Vós sois o sal”, não o “docinho”, algo que o mundo desprezará. Pungente e curta foi a afirmação de nosso Senhor: “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Lc 9.60). Ele estava falando com terrível seriedade! Se Cristo houvesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores. Não O vejo dizendo: “Pedro, vá atrás do povo e diga-lhe que teremos um culto diferente amanhã, algo atraente e breve, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo, Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!” Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los. Em vão, pesquisaremos as cartas do Novo Testamento a fim de encontrar qualquer indício de um evangelho de entretenimento.

 II. A MENSAGEM DAS CARTAS É:

  • Retirai-vos,

  • Separai-vos,

  • Purificai-vos!

Qualquer coisa que tinha a aparência de brincadeira evidentemente foi deixado fora das cartas. Os apóstolos tinham confiança irrestrita no evangelho e não utilizavam outros instrumentos. Depois que Pedro e João foram encarcerados por pregarem o evangelho, a igreja se reuniu para orar, mas não suplicaram: “Senhor, concede aos teus servos que, por meio do prudente e discriminado uso da recreação legítima, mostremos a essas pessoas quão felizes nós somos”. Eles não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes. Espalhados por causa da perseguição, foram a muitos lugares pregando o evangelho. Eles “transtornaram o mundo”. Essa é a única diferença! Senhor, limpe a igreja de todo o lixo e baboseira que o diabo impôs sobre ela e traga-nos de volta aos métodos dos apóstolos.


III. POR ÚLTIMO, A MISSÃO DE PROVER ENTRETENIMENTO FALHA EM CONSEGUIR OS RESULTADOS DESEJADOS.

Causa danos entre os novos convertidos. Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical. Levante-se e fale o alcoólatra para quem o entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão! A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz convertidos verdadeiros. A necessidade atual para o ministro do evangelho é uma instrução bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra, assim como o fruto procede da raiz. A necessidade de nossa época é a doutrina bíblica, entendida e experimentada de tal modo, que produz devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 474
Postagem do dia 22/04/2014

Tema: Sementeira e ceifa
Texto: 1 Coríntios 15.58
I– O que devemos semear: a palavra. Mc 4.14
II– Quanto devemos semear: muitas vezes. Sl 126.5
III– Onde devemos semear: em todos os lugares. Is 32.20
IV– Quando devemos semear: em todo tempo. Ec 11.6; 2 Tm 4.2
V– Semeamos sem olhar para as circunstâncias adversas. Ec 11.4
VI– Nós ceifaremos com jubilo. Sl 126.5,6
VII– A recompensa do ceifeiro será grande. Jo 4.36

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 475Postagem do dia 12/04/2014

Tema: Por que Jesus, não desceu da cruz?Texto: Mateus 27.40
I – A grande multidão clamava. Mt 27.40b
... Se és filho de Deus, desce da cruz
II – Os soldados clamavam. Lc 23.27

“... Se tu és o Reis dos judeus salva-te a ti mesmo...”.

III – O malfeitor clamava. Lc 23.39

... Se tu és o Cristo, Salva-te a ti mesmo e a nós”.

IV – O que manteve Cristo na cruz?

1.   Não foi a falta de um amigo. Mt 26.53

2.   Não foi a fraqueza humana. Jo 10.18

V – Mas foram estes laços

1.   Os nossos pecados. Is 53.5, Gl 3.13

2.   O amor de um Salvador. Gl 2.20

3.   Regeneração; a vontade divina. Mt 26.42

4.   Lealdade ao propósito eterno. Gn 3.15

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 476
Postagem do dia 01/04/2014

Tema: Os cinco passos que levam o
                homem à queda espiritual
Texto: Gênesis 1.12  
Introdução. Lendo o livro de Gênesis 3.1-12, vemos de modo bem claro os passos gradativos que levaram o primeiro casal ao fracasso espiritual. São eles:

I – Olhou. Gn 3.6a

“Vendo a mulher que o fruto da arvore era boa para se comer e agradável aos olhos”.

II – Desejou. Gn 3.6b

“Árvore desejável para dar entendimento”.

III - Tomou. Gn 3.6c

“Tomou do seu fruto”.

V - Comeu. Gn 3.6d

“Tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.

V – Morreu. Gn 2.7

“No dia que dela comeres, certamente morreras”.
 
MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 477
Postagem do dia 27/03/2014

Tema: Os grandes toques de Deus
                 Texto: Isaias 6.7
“E com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e tua iniqüidade foi tirada e purificado o teu pecado”.
I – O toque da bênção
      . Jacó. Gn 32.25
II – O toque da cura
       . O leproso. Lc 5.15
III - O toque da revelação
        . João. Ap 1.1-20
IV – O toque da visão
        .Daniel. Dn 9.21; 10.7
V – O toque da purificação
       .Isaias. Is 6.7
VI. O toque da chamada
      .Isaias. Is 6.8

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 478
Postagem do dia 18/03/2014
Tema: O fim vem sobre os quatro cantos da terra.
 Texto: Atos 13.2
I– Aumento dos falsos profetas e da transigência dentro da igreja. Mt 24.4,5, 10, 11,24; Lc 18.8.
II– Aumento do crime e desrespeito a lei de Deus. Lc 17.26-30; 2 Tm 3.1-8
III– Aumento de guerras, fome e terremotos. Mt 24.6-8; Lc 21.9
IV– Perseguições mais severa ao povo de Deus. Mt 10.22,23
V– Aqueles que se mantiverem firmes serão salvos. Mt 24.13
VI– O evangelho será pregado no mundo inteiro. Mt 21.13
VII– O Espírito será derramado sobre os quatro cantos da terra sobre o povo de Deus. At 17.21

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 479
Postagem do dia 12/03/2014


Tema: Na casa do oleiro
Texto: Jeremias 18.1-6
Introdução: Jeremias foi enviado á casa do oleiro para receber ensino demonstrativo. Formigas e lírios devem ensinar preguiçosos e preocupados respectivamente. Assim Jeremias estava preparado para deixar-se instruir por um simples oleiro. Aproximou-se e viu, como este vaso estragou. Vamos observar algumas particularidades deste retrato:


I– O barro é a casa de Israel, que foi tirado do Egito e levado para Canaã.

 Também nós fomos tirados da terrível fossa deste mundo e transferido para o reino da graça, para o Senhor nos moldar como seus vasos. Barro é o material de uso mais comum. Nós, que somos suas criaturas, fomos formados do barro, e um dia o nosso corpo voltará a ser pó. Portanto, não há muito em nós, para nos gloriarmos.

II– A roda é a ferramenta sobre a qual o vaso é moldado. Nós somos em suas mãos, como o barro nas mãos do oleiro. Porém todo barro é moldável. Será que muitas vezes não somos como Israel? Rebeldes e por isso fracos como vasos? E será que recuamos, quando Ele nos amassa com força como o oleiro faz com o barro? Rm 8.28


III– O Senhor, compara-se com um oleiro. Portanto existem melhores possibilidades, para que nos tornemos vasos de bênçãos úteis para Ele. 1 Pe 5.10; 2 Tm 2.20,21


IV– O vaso estragou-se nas mãos do oleiro. Assim Israel foi afastado do Deus vivo em virtude de sua incredulidade. Hb 3.12, em todos os lugares temos esse retrato diante de nós; vasos estragados. Você ou eu somos um destes?

O que nós poderíamos ser, se somente permitíssemos que ele nos moldasse? Deus tomara Israel novamente sobre a roda para fazer dele o grande povo da bênção conforme sua promessa.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 480
Postagem do dia 06/01/2014

Tema: Subiu com eles uma mistura de gente.
Texto: Êxodo 12.38; Nm 11.4,5
Introdução: Na saída do Egito, segundo os historiadores, essa mistura de gente também chamada de populacho, acompanharam o povo de Israel pela sua curiosidade, porque eram aventureiros.
I – E o populacho que estava no meio deles, veio a ter grande desejo. Nm 11.4
1.    Influenciaram o povo ao pecado. Nm 11.5
2.    Influenciaram o povo contra Deus. Nm 11.6
3.    Influenciaram o povo contra Moisés. Nm 11.10
II – O povo perde o paladar de ovelha. Nm 11.4,5
1.    Quem nos dará carne? vs 4
2.   A nossa alma se seca. vs 6
3.   Coisa nenhuma há senão este maná? vs 6
OBS: Coisa triste é ver o povo que compartilhou de tantas maravilhas de Deus,  perder a visão, e a comunhão divina. Dt 32.6


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 481
Postagem do dia 05/01/2014

Tema: Põe azeite no vaso
Texto: 2 Reis 4.4
Introdução: Põe azeite no vaso é literalmente uma ordem de Deus. O verbo por ou encher é conjugado na ordem imperativa. No novo testamento temos ordens semelhantes a esta. Jesus disse: “Encham de água estas talhas”.Jo 2.7

I – O que é por azeite no vaso?
1.    Por azeite no vaso é literalmente pegar e pôr azeite dentro de uma vasilha. Samuel encheu o chifre de azeite.
2.    O chifre na bíblia é símbolo de poder e grandeza. Ap 5.6
3.   O chifre era utilizado na fabricação de trombetas. Js 6.4-20
II– Por azeite no vaso é render-se aos pés de Jesus e chegar-se a Ele com coração contrito. O irmão Tiago fala:
Chegai-vos a Ele, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Tg 4.8
III – O vaso em que se deve por azeite.
Em 2Timóteo 2.20, fala de seis tipos de vasos. Vejamos em ordem cronológica, tipos de vasos que a bíblia menciona:
1.    Vaso de barro. 2 Co 4.7
2.    Vaso de madeira. 1 Tm 2.20
3.    Vaso de prata.
4.    Vaso de ouro.
5.    Vaso de honra. Rm 9.21
6.    Vaso de desonra.
7.    Vaso de ira. Rm 9.22
8.    Vaso quebrado. Sl 31.12
9.    Vaso de misericórdia. Rm 9.23
10.    Vaso sujo.
11.    Vaso limpo.
12.    Vaso feio.
13.    Vaso bonito.
14.    Vaso pequeno.
15.    Vaso grande.
16.    Vaso despreparado
17.    Vaso preparado.
18.    Vaso seco.
19.    Vaso cheio, transbordando de glória.
20.    Vaso emborcado.
21.    Vaso desemborcado.
Quem sabe você esteja como aquela viúva, que perdeu todos os recursos, se senti derrotado, falido, sem forças para continuar. Eu te digo: Põe azeite no vaso como fez aquela mulher e receba os milagres de Jesus.

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 482
Postagem do dia 29/12/2013

Tema: Em que monte você está?
Texto: Miquéias 2.7-10
1.    O monte Carmelo.
O monte da dúvida. 1 Re 18.20,21
2.    Monte Ararate.
O monte do repouso. Gn 8.4
3.    Monte Getsêmani.
O monte da angústia. Mt 26.36-38
4.    Monte Ebal.
O monte da maldição. Dt 27.11-26
5.    Monte Gerizim.
O monte da bênção. Dt 28.1-14 
6.    Monte das Oliveiras.
O monte da oração. Lc 22.39,40
7.    Monte Moriá.
O monte da provação. Gn 22.2
8.    Monte Pisga.
O monte da visão. Dt 34.1
9.    Monte Orebe.
O monte de Deus. Ex 3.1
10.  Monte Hermom.
O monte da transfiguração. Mt 17.1


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 483
Postagem do dia 24/12/2013


Tema: Cinco tipos de irmãos que congregam na igreja.

Texto: 1 Coríntios 3.1; 11.30

I– Irmão espiritual. 1 Co 13.11

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

II– Irmão carnal. Hb 5.12

Com efeito, devendo já ser mestre, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido”.

III– Irmão fraco. Ef 4.14

Para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento da doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro”.

IV– Irmão doente. Mc 2.17ª

Tendo Jesus ouvido isto, disse-lhes: os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes...”.

V– Irmão que dorme. Ef 5.14

Pelo que diz: desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”.

Os que dormem não tem nenhuma expectativa na vida espiritual.
 
MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 484
Postagem do dia 19/12/2013
Tema: 5 coisas que Deus preparou por causa de Jonas
Texto: Jonas 1-4

I– A tempestade. Jn 1.4

Com ela, Deus o despertou, para que ele despertasse os seus próximos do sono do pecado.

II– O grande peixe. Jn 2.1

Que devia engoli-lo, para salvar a tripulação, porém, também em sentido simbólico a Jesus que foi sepultado no ventre da terra, para depois ressuscitar, para salvar a toda a humanidade.

III– A planta maravilhosa. Jn 4.6

Deus nos dá ânimo e conforto na hora certa e com a melhor intenção, porém devemos cuidar para que tal planta não vire um “ídolo”!

IV– O verme. Jn 4.7

Também esta criação da mão do Senhor tinha uma tarefa para cumprir. Lembremo-nos do grande número de insetos e ervas daninhas que prejudicam os campos e os jardins. Com isto Deus também tem seus propósitos. Gn 3.17,18

V– O vento oriental. Jn 4.8

O que falamos dos insetos e das ervas daninhas refere-se também ao tempo, tudo devia servir para educação de Jonas, principalmente para humanidade pecaminosa.



Deus proporciona várias situações para que o homem venha ao arrependimento, e, portanto devemos avaliar a situação dos profetas que estão como Jonas relutando contra a obra de Deus.

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA Nº 485
Postagem do dia 13/12/2013
Tema: Por que Jesus, não desceu da cruz?
Texto: Mateus 27.40
I – A grande multidão clamava. Mt 27.40b
... Se és filho de Deus, desce da cruz
II – Os soldados clamavam. Lc 23.27
“... Se tu és o Reis dos judeus salva-te a ti mesmo...”.
III – O malfeitor clamava. Lc 23.39
... Se tu és o Cristo, Salva-te a ti mesmo e a nós”.
IV – O que manteve Cristo na cruz?
1.   Não foi a falta de um amigo. Mt 26.53
2.   Não foi a fraqueza humana. Jo 10.18
V – Mas foram estes laços
1.   Os nossos pecados. Is 53.5, Gl 3.13
2.   O amor de um Salvador. Gl 2.20
3.   Regeneração; a vontade divina. Mt 26.42
4.   Lealdade ao propósito eterno. Gn 3.15

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°486
Postagem do dia 10/12/2013


Tema: Bênçãos onde menos esperamos
Texto: Genesis 45.1-8

Introdução: Aos olhos humanos, é impossível aceitar uma situação constrangedora para haver uma viva esperança de bênção na vida do crente. Deus muitas vezes nos coloca diante de provações difíceis para nos dar grandes lições de vida.
I– José não imaginava que a sua prisão lhe levaria ao governo do Egito. Gn 45.1-8
II– As perdas de Jó terminaram em bênçãos dobrada. Jo 42.10-17
III– A blasfêmia de Golias levou Davi a honra. 1 Sm 17.42-46
IV– O espinho na carne de Paulo trouxe nova graça. 2 Co 12.7-10
Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor” vs 10ª

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°487
Postagem do dia 09/12/2013

TEMA: Ventos contrários na vida do  Missionário
TEXTO: Atos 27.4,13,14
I. VENTOS CONTRÁRIOS NA VIDA DE JONAS
JONAS 1:3-4
3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR. 4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

1.    Quando Ele não vai à frente guiando e dirigindo, vai atrás disciplinando. 
2. Ele usa a natureza para conspirar contra nossa desobediência.

QUEM FOGE DESSE 7 VEZES:
1 - desce para o porto,
2 - desce para o navio,
3 - desce para o porão,
4 - desce para o mar,
5 - desce para o ventre do peixe,
6 - desce ao profundo do abismo,
7 - desce para a areia do mar.”
II. VENTOS CONTRÁRIOS NA VIDA DE JESUS

Mateus 8.23-27: Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. 25 Mas os discípulos vieram acorda-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! 26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança; 27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?


III. VENTOS CONTRARIOS NA VIDA DE PAULO

ATOS 27:4,13,14

Atos 27:4
4 E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários. 13 E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. 14  Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°488
Postagem do dia 05/12/2013

Tema: As três cruzes
Texto: Lucas 23.39-42
I– A cruz da incredulidade. Lc 23.29b
Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”.

II– A cruz do arrependimento. Lc 23.40-42
1.   Reconheceu a Deus. vs 40
2.   Reconheceu a sua culpa. vs 41
3.   Reconheceu o Senhor Jesus. vs 42

III– A cruz do amor. Lc 23.43
E disse-lhe Jesus: em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

A cruz era símbolo de renúncia, sofrimento, maldição, etc...
Devemos olhar para Jesus porque ele suportou a cruz” Hb 12.2

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°489
Postagem do dia 04/12/2013

Tema: As sete colunas da casa da Sabedoria
Texto: Provérbios 9.1

I– A primeira, fala da misericórdia de Cristo para conosco. Tt 3.5
II– A segunda, de sua justiça. Rm 5.1
III– A terceira da paz de Cristo que nos foi dada. Jo 14.27
IV– A quarta, da santidade de Cristo. 1Pe 1.16

V– A quinta, do amor de Cristo para conosco. Jo 17.23
VI– A sexta, do ser de Jesus. Jo 14.6
VII– A sétima, do poder de Deus. Fp 3.10: “Quem constrói o seu alicerce sobre a rocha que é Jesus está firme, mas quem constrói sobre a areia não tem firmeza”.


MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA N°490
Postagem do dia 01/12/2013

Tema: A Cruz de Cristo é a minha glória.
Texto: Gálatas 6.14

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.

I – Por quê a cruz é a minha glória?

1.    Nela o pecado foi apagado. 1 Pe 2.24
Carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para o pecado, vivíamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”.

2.    Nela minha salvação está garantida. Hb 2.9
Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr em seu alto ninho, a fim de livrar-se das garras do mal!”.

3.    Lá minha santificação foi consumada. Hb 1.14
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.

4.    Deus selou ali a paz. Cl 1.20
5.   “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo toda a coisa, quer sobre a terra, quer nos céus”.­­­­­­­­­

     MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
     N°491 . Postagem do dia 01/12/2013
Tema: A maneira correta de contribuir

Texto: 2 Coríntios 8.2-4


Introdução: Deus seja engrandecido por todos os irmãos que Ele mesmo tem levantado para a santa contribuição. “O cristão deve dar-se, a si mesmo, ao Senhor”.



I – Primeiramente, devemos dar a nós mesmos. 2 Co 8.5

“... Mas também se deram a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus...”.
II – A maior contribuinte foi àquela viúva no templo. Lc 21.4
Porque todos, estes deram como oferta daquilo que lhe sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento”.
III – Israel mostrou e espírito de dar. Êx 35.21-29
Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao Senhor, a saber, todo homem e mulher cujo coração se dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o Senhor tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés”.
IV – Paulo ensinou o motivo da contribuição. 2Co 12.15
Eu de boa vontade me gastei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma...”.
V – Contribuir é um privilégio, faça-o com alegria. 2Co 9.7
Cada um contribua segundo estiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
VI – Oferta verdadeira faz parte do culto ao Senhor. 2 Cr 29.31-36
... Chegai-vos e trazei sacrifício e ofertas de ações de graças à casa do Senhor”.


     MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA  
     N° 492 . Postagem do dia 30/11/2013

Tema: A Águia e o Cristão
Texto: Isaias 40.31

Introdução: Analisando o texto bíblico, podemos tirar lições que, com certeza, ajudarão sobremaneira a fé estudando a “Ornitologia”, o estudo a que tange a respeito das aves. Podemos glorificar a Deus, por sabermos que somos águias espirituais. Vejamos oito espécies de águias espirituais e os seus significados, aplicados à vida cristã.


I- Águia dourada (Aquila chisaetus)
Grande ave de rapina, existente em muitas partes do Hemisfério Norte.
A águia dourada fala do crente que vive em justiça e debaixo da glória de Deus

II– Águia Cinzenta (Aquila rapax)

Seu nome deriva da cor do penacho. A cauda é preta, com a extremidade branca. Seu corpo mede aproximadamente 85 cm de cumprimento, incluindo o bico e a cauda. A cor cinzenta (prata) no texto bíblico quando se tratando de tipologia, fala do resgate por Cristo a nós outorgado.

Águia cinzenta, fala do cristão resgatado. I Pe 1.18-19”.

III– Águia Calçada (Aquila pennata)

Os seus pés mostram estabilidade quando se encontra assentada nos galhos das árvores.

O cristão, quando está calçado com os pés (posição firme do crente) na preparação do evangelho da paz, ele se torna invencível”. Ef 6.15

IV– Águia Pescadora (Pantion chirsaetus)

O mais importante na águia pescadora é que ela conhece todas as maneiras de apanhar peixes por assalto. (Peixe também no sentido espiritual).

Esse tipo de águia denota-nos a capacidade de ganharmos as almas neste mar de perdição”.

V– Águia Imperial (Aquila helíaca)

É uma das águias mais bonitas e de presença agradável, possui uma capacidade de domínio sobre as demais de sua família.

O cristão deve também dominar, não no sentido de arrogância, mas com espiritualidade. O Senhor criou o homem para dominar e não para ser dominado”.

IV– Águia de dedo curto (Aquila circaetus gallicus)

Esta águia possui os dedos tão curtos, que não possuem uma estabilidade, e, quando se assenta em algum galho de árvore ela fica balançando.

Os dedos curtos significa as mãos dos crentes que não são abertos para cooperar na obra do Senhor”.

VII– Águia mosqueada (Aquila clanga)

O corpo dessa águia é todo salpicado de manchas.

O crente não pode ter manchas na vida espiritual, para não se tornar um promovedor de escândalos aos que presenciarem o circuito de sua vida espiritual, moral e social. Assim disse o profeta Jeremias: Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso, também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jr 13.23.

VIII – Águia-estepe (Aquila nipalenses)

Essa espécie de águia só vive no deserto em lugares inabilitados.

O cristão não deve ser assim, vivendo no deserto da vida, isolado, longe dos irmãos e fora do circulo da convivência fraternal. (Hb 10.25). Disse Aristóteles: O homem é um animal político, isto é, o homem só poderá viver em conjunto e não isoladamente”.



    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 493 . Postagem do dia 30/11/2013

Tema: Aparta-te do mal

Texto: I Tessalonicenses 5.22
Introdução: Abster-se de toda a aparência do mal significa, deixar de lado, ausentar-se do mal.
I – Lições dadas por vários homens de Deus.
O patriarca JóMas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-te do mal é a inteligência”.  Jó 20.28.

O rei DaviAparta-te do mal e faze-o o bem; busca a paz, e siga-o”.Sl 34.14.

O sábio SalomãoNão te declines, nem para a direita, nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”. Pv 4.27.

PauloE estas coisas foram-nos feita em figuras, pra que não cobicemos as coisas más. Como eles cobiçaram?”. 1 Co 10.6.

Obs: Segundo esta passagem o povo de Israel não se apartou das aparências do mal. Veja o que aconteceu: “... e caíram num dia, vinte e três mil” vs 8.

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma”; I Pe 2.11.


    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 494 . Postagem do dia 29/11/2013
    Tema: As vitórias de Cristo sobre satanás
    Texto: Apocalipse 20.10
    I – Do céu – Caiu. Ez 28.17
   II – No deserto – Fugiu. Mt 4.10
   III – No coração do homem – foi expulso. Mc 5.19
   IV – Na cruz – foi ferido. Lc 23.46
   V – Na sua vinda – Será preso. Ap 20.3
  VI – No juízo – Lançado no lago de fogo. Ap 20.10
 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago e fogo e enxofre...”.

    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 495 . Postagem do dia 29/11/2013
    
    Tema: A Radiografia de Deus
Texto: Lucas 17.14
Introdução: A palavra de Deus nos dá a radiografia completa do corpo do pecador e ela nos mostra o seu estado deplorável.
I– A cabeça do pecador é enferma. Is 1.5
Toda a cabeça está enferma e todo o coração está fraco...”.
II– O pescoço do pecador é endurecido. At 7.51  
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido...”.

Obs: Cerviz significa: A parte posterior do pescoço, nuca.
III– As mãos do pecador são injustas. At 2.23
 ... o crucificasses e matastes pelas mãos de injustos. (Jesus)”.
IV– Os pés do pecador são sanguinários. Rm 3.15
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue”.
V– Há surdez no ouvido do pecador. Jr 5.21
... que tendes ouvidos e não ouvis”.
VI– Há cegueira nos olhos do pecador. Jr 5.21b
... que tendes olhos, mas não vedes...”.
VII– A língua do pecador é enganosa. Rm 3.13 
A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios”.
  
    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 496 . Postagem do dia 28/11/2013

Tema: A chamada de Deus
Texto: Hebreus 11.8
Introdução: Ministério não para quem quer, mas sim para quem Deus chama. Vejamos alguns homens que obedeceram à chamada de Deus.
I– Noé. Gn 6.13a
Então disse Deus a Nóe: o fim de toda a carne é vindo perante minha face...”.

Mas contigo estabelecerei eu pacto...” vs 18.
II– Abraão. Gn 12.1
Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei”.
III– Jacó. Gn 28.13b
... Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque, esta terra em que estás deitado, te darei a ti e a tua semente”.
IV– Moisés. Êx 10
Vem agora, pois, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo do Egito”.
V– Josué. Nm 27.18-23
Então disse o Senhor a Moises: toma para ti a Josué, filho de Num, homem em que há espírito, e põe a tua mão sobre ele”.
VI– Samuel. 1 Sm 4
O Senhor chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui”.
VII– Davi. 1 Sm 16.13
Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo é”.

Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos, e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi”.

    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 497 . Postagem do dia 28/11/2013

Tema: A Onisciência de Deus
                    Texto: Hebreus 4.13
Introdução: O termo “onisciência” se deriva de dois outros termos latinos, “omnis”, que significa “tudo”, e “scientia” que significa conhecimento. É um dos muitos atributos de Deus e que indica ser ele conhecedor de todas as coisas.
I – A onisciência de Deus.
1.   Em âmbito geral.
a)  At 15.18
b) Ef 1.9-12
c)   Pv 15.3
II - Em âmbito particular.
a) Mt 10.29
b)   1 Cr 29.9
c)  Hb 4.13 Não há criatura alguma encoberta diante dele; antes as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”.
II – O conhecimento de Deus
1.O homem não pode se igualar a Deus em conhecimento. Jó 11.17
2. A sabedoria de Deus é revelada e ao mesmo tempo profunda. Jó 11.8
3.    A sabedoria de Deus é inesgotável. Sl 147.5
4.   A sabedoria de Deus é inexplicável. Rm 11.33

A sabedoria é a qualidade de Deus.

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
N° 498 . Postagem do dia 27/11/2013
Tema: A nossa Rocha e a rocha deles.
Texto: Deuteronômio 32.31
Introdução: Deus é invisível, Ele utiliza-se de inúmeras figuras para mostrar o que Ele é para os seus. É o sol para nós, escudo, fonte de vida, fortaleza, etc. Aqui Ele é chamado de Nossa Rocha.
I– A própria figura
No capitulo 32 de deuteronômio encontramos a palavra rocha sete vezes, ela é uma figura de:
1.    Firmeza, contrastando com a tremenda lama. Sl 40.2

2.    Figura de segurança.

3.    Proteção. Sl 32.6

4.    Fidelidade, imutabilidade. Is 54.10

5.    Poder.
II– A nossa Rocha.
O texto fala de duas rochas: da nossa Rocha e da rocha eles. O que é a nossa Rocha?
1.    É o nosso fundamento. Is 28.16
2.    É a nossa fonte de água. Êx 17.6
3.    Dá-nos mel e azeite. Dt 32.13
4.   Oferece-nos tudo de que necessitamos. Is 25.4; 32.2.
III– A rocha deles.
A rocha de uma pessoa significa, de acordo com a figura que usamos, aquilo em que a pessoa confia.
1.    É a rocha dos presunçosos. Fp 3.4-6
2.    É a rocha dos ricos. A ferrugem destrói seu ouro. Tg 5.2-3
3.   É a rocha dos povos; ela vacilou em todos os tempos. Sl 2.1,2; e principalmente hoje em nosso tempo.
IV– A condição dos inimigos.
Eles terão que confessar que nossa a nossa Rocha é a melhor, a, mas segura.
1.   Seu juízo em vida. 1Sm 4.8
2.   Seu temor na morte. Lc 21.26
O estado deles é desesperador porque a sua rocha os abandonou. Portanto, com a rocha deles não existe mais esperança.


    MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA

    N° 499 . Postagem do dia 27/11/2013

Tema: As três vasilhas que o crente deve ter
Texto: 2 Reis 4.1-7

I– A vasilha do desejo de receber. Tg 1.6
Peça-a, porém, com fé, não duvidando;  porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte”.
II– A vasilha da fé. Mt 21.22
E tudo que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.
III– A vasilha da obediência. Jo 14.1,16
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre”.

MENSAGEM BÍBLICA OBJETIVA
Nº 500 - POSTAGEM DO DIA 26/11/2013

Tema: A mão do Senhor
Texto: Números 2.18
Introdução: Em Neemias 18.2, nós podemos ver a expressão: “Também lhes declarei como a mão do Senhor me fora favorável...”, a mão do Senhor é símbolo de força, de socorro e de coragem.

I– Uma mão poderosa para libertar. Dt 5.15

II– Uma mão protetora para preservar. 1Cr 40.10

III– Uma mão gloriosa para dar vitória. Ex 15.6

IV– Uma mão preservadora para segurar. Jo 10.28,29

V– Uma mão cooperadora para garantir sucesso.  At 11,21

VI– Uma mão que reage e todos devem -se diante dela. Dn 4.35

“Todos os moradores da terra são sepultados em nada; segundo a sua vontade Ele opera no exército do céu e nos moradores da terra. Não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazer” vs 35.


COMPARTILHE OS ESBOÇOS DE MENSAGENS BÍBLICAS QUE TODOS OS DIAS VAMOS POSTAR. ESSE TRABALHO É UMA FERRAMENTA PARA TODOS AQUELES QUE ALMEJAM EM SEUS CORAÇÕES O DESEJO ARDENTE DE PREGAR A PALAVRA DE DEUS.


Comentários

  1. PARABÉNS MEU QUERIDO AMIGO, IRMÃO E PASTOR ÉRCIO MIRANDA, DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS. NÃO SEI SE VC VAI LEMBRAR DE MIM, MAS NÓS PARTICIPAMOS DA CAMPANHA MENSAGEM DA CRUZ E VÁRIOS OUTROS IRMÃOS........DEIXA DEUS TE USAR!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aliás quanto aos esboços das mensagens, estão ótimas, excelentes.....mais uma vez, meus parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como adquirir o livro com todas as mensagens?
    Aguardo respostas: edilsonpereira_mgc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PASTOR, DEUS CONTINUE TE INSPIRANDO EM CRIAR ESBOÇOS RICOS PARA MENSAGENS IMPACTANTES. A PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  5. como faço para adiquirir o livro com as mensagens
    meu IMAIL:claudemir714@gmail.com
    Obrigado e meus Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por compartilhar suas mensagens pastor! COMO POSSO COMPRAR O LIVRO COM TODAS AS MENSAGENS ??? jesuseliascast@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Como adquirir o Livro.
    e-mail dizzarm@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom os esboço parabéns pastor

    ResponderExcluir
  9. Eu sou presbítero José Roberto de Seringueiras Rondônia quero dizer que este esboços e uma benção estarei orando para que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe sua vida! gostaria de adquirir o livro ! juca.bala.9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns material muito bom, gostaria de adquirir o livro ! alex.aquiles85@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. aprendir muito Deus abençoe o pastor Ercio

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de adquirir o livro
    Ljsgois@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. A paz do Senhor, quero adquirir helder_vagner_ita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. PASTOR QUERO ADQUIRI O LIVRO jeconias10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Quero adquirir o livro

    silviolima67@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Paz amado gostaria de saber como faço para adquirir o livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSA AGENDA/CONTATOS